Fraldas de pano modernas: um guia para iniciantes

Saúde e Cuidados junho 23, 2016

Fraldas de pano modernas- um guia para iniciantes - mamãe verde

As fraldas de pano percorreram um longo caminho até chegarem a seus modelos atuais. Graças ao trabalho de pesquisa e desenvolvimento de muitos fabricantes, o mercado oferece hoje soluções modernas que estão longe de serem comparadas com aquelas fraldas tradicionais utilizadas por nossas mães e avós.

É cada vez maior o número de pais que querem criar os seus filhos de forma mais consciente e, determinados por não seguirem o caminho comum, optam por fazer escolhas que priorizem aquilo que acreditam.

Se aparentemente o uso de fraldas é algo tão simples e corriqueiro, parece ser uma bobagem se preocupar se essa atividade inerente à rotina das novas mães pode causar algum impacto a alguma coisa ou a alguém, ainda mais por um período tão curto da vida de um filho.

A maioria das famílias acaba fazendo uso das fraldas descartáveis porque é o que conhecem, é o que aparece na propaganda da TV, é o que a irmã e a amiga usam em seus filhos, é o que vende em qualquer supermercado ou farmácia da esquina, é o que oferece praticidade e eficiência. E que mal há em tudo isso?

Comprovadamente, há mal sim! O uso de fraldas descartáveis traz prejuízos à saúde do bebê, ao meio ambiente e às finanças, sendo que bastaria uma pequena abertura pra entender um pouquinho mais a respeito dessas questões e tentar um novo caminho: o das fraldas de pano.

Se você chegou até aqui porque já ouviu falar nas vantagens das fraldas de pano modernas, mas quer ainda entender melhor a relação custoxbenefício sobre as descartáveis, recomendo a leitura desse e desse texto pois acho que podem ser bastante esclarecedores.

Agora, se você já está convencida sobre os benefícios das fraldas de pano modernas, está com muita vontade de se aventurar, mas não sabe exatamente como fazer, eis que as postagens a seguir, as quais chamei de Guia para Iniciantes, lhe darão a base que você precisa pra começar. Sei disso porque foi tudo o que eu precisei saber um dia, embora sigo até o momento me aprimorando com aprendizados que nunca terminam.

Uma pequena introdução:

As fraldas de pano modernas são formadas por duas partes: a capa, que é a parte externa da fralda (aquela que veste o bebê e que certamente você já viu uma série de estampas lindas) e o absorvente, que efetivamente segura o xixi e o cocô. Unidas essas duas partes, a fralda está pronta pra ser colocada em seu filho.

O dia-a-dia de quem usa fraldas de pano é um pouquinho diferente de quem usa fraldas descartáveis. Essa rotina diferente está longe de ser trabalhosa, mas é recomendado que você faça uso de alguns acessórios pra que a manutenção das fraldas seja mais prática.

Agora já posso dizer que o Guia foi dividido em três postagens diferentes chamadas simplesmente de Partes.

A parte 1 te introduzirá às capas, seu funcionamento, tamanhos e tipos de tecidos. Os modelos são diversos pra atender cada necessidade ou preferência. Aqui você entenderá sobre todos eles.

A parte 2 te apresentará os absorventes, as peças mais importantes das fraldas. Se a ideia é que você consiga reter o xixi e o cocô do neném, é bom que entenda as variações disponíveis pra fazer esse cérebro funcionar como deve ser: de forma eficiente.

A parte 3 te mostrará os principais acessórios, aqueles que te ajudarão a lidar com as fraldas no dia-a-dia. Nada do que você já não possa ter em casa ou providenciar tranquilamente e sem muitos gastos.

Boa leitura!

Deixe um comentário